terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

coração



Lembram-se do Marco? Aquele pobre menino, que vivia numa humilde casinha e que acordava muito cedo para ajudar a sua querida mamã?
Até há pouco tempo as lágrimas vinham-me aos olhos sempre que recordava aqueles desenhos animados que atormentaram a infância de toda uma geração.
Mas desde meados do ano passado que já não há mais lágrimas. Estou curado e passo a explicar como aconteceu.

Por essa altura, recebemos um convite da editora brasileira CosacNaify para colaborar graficamente numa re-edição do livro Coração de Edmondo de Amicis.

Cuore, no original, foi publicado em Itália em 1866 e logo se tornou um clássico entre o público infanto-juvenil. Exortava a virtù civili, ossia l'amore per la patria, il respetto per le autorità e per i genitori, lo spirito di sacrificio, l'eroismo, la carità, la pietà, l'obbedienza e la sopportazione delle disgrazie. Tudo muito bons valores, mas que não justificavam per se a colaboração neste projecto (à excepção de suportar as desgraças, de que somos verdadeiros apreciadores).

Mas, ao ler o manuscrito, no capítulo dedicado ao mês de Maio, depois de uma entrada sobre crianças paralíticas, doutra sobre a penúria do pai e doutra sobre bombeiros corajosos, surge um conto intitulado 'Dos Apeninos aos Andes'. Lá estava, era a história do Marco, do princípio ao fim, tim-tim por tim-tim, e a oportunidade catártica única de resolver este meu problema.

Num trabalho de colaboração íntima, entre o lado de cá e o lado de lá do Oceano, surgiram as ilustrações do livro e a capa. E fiquei curado.

O Coração ficou pronto com três capas diferentes impressas em tipografia.
Valeu Cláudio e Marco!



Entretanto o livro foi seleccionado pelo caderno Estadinho, do jornal O Estado de S.Paulo, como um dos 50 lançamentos mais legais de 2011 na área do infanto-juvenil.


Valeu CosacNaify!

1 comentário:

  1. Querida(o) amiga(o). Estou fazendo uma Campanha de doações pra ajudar os jovens rapazes que estão internados no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos onde meu filho está interno também.Lá tem jovens que chegam só com a roupa do corpo,abandonados pela família. Eles precisam de tudo:roupas masculinas,calçados,sabonetes,toalhas,pasta de dentes,escovas de dentes,de um freezer, Roupas de cama,alimentos. O centro de recuperação sobrevive de doações,são mais de 300 homens internos.Eles merecem uma chance. Quem puder me ajudar pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agência 1257-2 Conta 32882-0

    ResponderEliminar